Coordenação Vânia Barbosa
Vice Coordenadora Marilane Leite
Pastoral da Comunicação (PASCOM)
O que é:
É a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida e da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária, do planejamento democrático, do uso dos recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e manifestações das pessoas no interior da comunidade e da sociedade.
O que faz:
Promove a comunicação humana e a integração da comunidade; busca conhecer as pastorais, os grupos, as comunidades criando laços de amizades e, a partir daí, mostrar a necessidade de confeccionar bem os avisos, murais, criar boletins e outras ferramentas de comunicação na paróquia; articulação de pessoas, recursos, relacionamentos, tarefas e eventos; anima a comunicação na comunidade.
A comunicação na Igreja é denominada de Pastoral da Comunicação
Estrutura-se a partir “dos documentos da Igreja, dos estudos e pesquisas na área da comunicação e das práticas comunicativas vivenciadas e experienciadas pelas comunidades e grupos, convertendo-se em um eixo transversal de todas as pastorais da Igreja” (DC. n. 244).
Assim, “as ações comunicativas da Pascom ganham sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora da Igreja, pois, a evangelização, anúncio do Reino, é comunicação” DC n. 247).
Portanto, a Igreja entende que quando atribuímos à comunicação sentido Pastoral, ela se coloca na trilha da evangelização, num processo dinâmico, dialógico, interativo e multidirecional.
Trata-se de uma perspectiva que assume a comunicação para além dos meios e dos aparatos de informação, com os meios de comunicação tradicionais- imprensa, rádio e televisão, e a comunicação digital, com a web e as mídias digitais. Privilegia as relações sociais e as pessoas como agentes fundantes da comunicação.
Conheça mais sobre a Pascom