(81) 3497-4126
(81) 9.9713-3539
secretariapnsca@hotmail.com
Sacramentos
Os Batizados na Matriz são realizados todos o 3º Domingo de cada mês após a Missa das 08hs
Documentos Necessários:
> Certidão de nascimento da criança (original e cópia)
> Certidão de casamento no religioso dos padrinhos (caso sejam casados na Igreja Católica). Se os padrinhos forem solteiros, e não vivam maritalmente juntos, trazer a cópia do RG de cada um.
> Cópia de um comprovante de residência, de onde a criança mora.
Reunião: No 3º Domingo de cada mês para os Pais e Padrinhos
Maiores Informações: Secretaria Paroquial (81) 3497-4126
https://www.aparecidarecife.com.br/pastorais/pastoral-do-batismo
“A Eucaristia é verdadeiramente um pedaço de céu que se abre sobre a terra”, por isso devemos nos preparar para recebê-la.
Jesus, na noite de Sua Paixão, instituiu o sacramento da Eucaristia, a comunhão. Este é o sacramento dos sacramentos, por meio do qual estamos sempre em profunda comunhão com o Corpo e o Sangue de Cristo.
A Eucaristia é “fonte e ápice de toda a vida cristã”. “Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e todas as tarefas apostólicas ligam-se à Sagrada Eucaristia e a ela se ordenam, pois a Santíssima Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa” (Catecismo da Igreja Católica, 1324).
A preparação da Crianças para o Sacramento da Eucaristia (Primeira Comunhão) é feita pela Pastoral Catequética, também conhecida com Catequese.
A Coordenação da Pastoral Catequética é da Sra. Eliana Oliveira
No dia 11 de abril, teve inicio na Matriz do Ipsep a preparação para o Sacramento do Crisma 2022.
O Catecismo da Igreja Católica ensina que a Crisma, pertence, juntamente com o batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Nesse sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, então reunida. Assim como neles, o Espírito Santo também desce em cada batizado que pede à Igreja esse dom [Espírito Santo]. Dessa forma, o sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo.
A Coordenação da Pastoral do Crisma é dos Jovens Bruno e Daniela
O sacramento da penitência é a volta a Deus. Quase todos os dias, caímos e levantamo-nos. Pequenas quedas e grandes tombos. Ninguém quer ficar no chão. Pisamos em falso, porque não enxergamos bem os passos e o caminho de Jesus. Erramos de caminho. Atrapalhamos a caminhada uns dos outros. Mas o Nosso Bom Deus sempre nos dá a mão, a fim de que nos deixemos conduzir no caminho d’Ele, que é o caminho da irmandade. Aqueles que se aproximam do sacramento da penitência obtêm da misericórdia divina o perdão da ofensa feita a Deus e, ao mesmo tempo, são reconciliados com a Igreja que feriram, pecando contra ela; e esta colaborará para a conversão desses com caridade, exemplo e oração. O sacramento da confissão foi instituído pelo próprio Jesus Cristo, com o qual o sacerdote perdoa os pecados cometidos depois do batismo.
Para saber quais os dias e horários de confissão na Paróquia do Ipsep, entre em contato com a Secretaria Paroquial: (81) 3497-4126
Casamentos: Marcar a data do matrimonio com pelo menos 03 meses de antecedência.
Documentos Necessários:
> Batistério original do noivo e da noiva;
> Cópia da Certidão de Nascimento do noivo e da noiva;
> Cópia do RG e CPF noivo e da noiva;
> Cópia de um Comprovante de Residência do noivo e da noiva;
> Certificado do Encontro de Noivos.
Maiores Informações: Secretaria Paroquial (81) 3497-4126
No ritual da unção dos enfermos, encontra-se a seguinte petição a Deus: “Por esta santa unção e pela Sua infinita misericórdia, o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na Sua misericórdia, alivie os teus sofrimentos”. Essa oração contém o objeto central desse sacramento, ou seja, confere a ele uma graça especial, que une mais intimamente o doente a Cristo.
Jesus veio para revelar o amor de Deus. Frequentemente, faz isso nas áreas e situações em que nos sentimos especialmente ameaçados em função da fragilidade de nossa vida, devido a doenças, morte etc. Deus Pai quer que nos tornemos saudáveis no corpo e na alma, e reconheçamos nisso a instauração do Seu Reino. Por vezes, só com a experiência da enfermidade percebemos que precisamos do Senhor mais do que tudo. Não temos vida, a não ser em Cristo. Por isso, os doentes e os pecadores têm um especial instinto para perceber o que é essencial.